2 de abr. de 2011

COMO FAZER UM FILME COM U$5.000,00. "127 horas" (2010) e "Enterrado Vivo" (2010).

Quem se lembra do filme "A Bruxa de Blair" (1999), de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez? Esse filme marcou o mercado cinematográfico arrecadando 248 milhões de dólares e custando para para os produtores apenas 60 mil dólares. Recentemente, o lançamento de "Atividade Paranormal" (2007), de Oren Peli, arrecadou 193 milhões de dólares e custou menos ainda, somente 15 mil dólares.

Em 2010 foram lançados "127 horas" de Danny Boyle "A Praia" (2000), e "Enterrado Vivo" de Rodrigo Cortés. "127 horas" conta a história real de um jovem que ao se aventurar por uma região de cânions em Utah, EUA, fica preso entre rochas sem socorro. "Enterrado Vivo" conta a história de um motorista de caminhão que está trabalhando no Iraque; ele é capturado e enterrado, por terroristas, em uma caixa de madeira. O foco principal dos dois filmes são os momentos de angústia vividos pelos protagnonistas. Um único cenário. Atuações solitárias. "127 horas" ainda recebeu 3 indicações para o Globo de Ouro, e 6 para o Oscar.

Infelizmente eu precisarei decepcioná-los leitores internautas, mas esses filmes não custaram 5 mil dólares. Segundo o orçamento divulgado de "127 horas" foram gastos 18 milhões para sua produção e, segundo Roberto Cortés, o custo da produção de "Enterrado Vivo" foi de aproximadamente 3 milhões de dólares. Pelo menos foi isso que disseram. Compare esses filmes com os que citei acima e veja se você consegue me responder, onde foi gasto esse dinheiro todo? Os filmes não custaram U$5.000,00, mas bem que poderiam ter custado, não poderiam?!





6 comentários:

  1. Boa tarde do orçamento destes 2 filmes deve ter sido de salario! O salario do James Franco deve ter sido o maior custo do 127 horas!

    ResponderExcluir
  2. É verdade o salário dele deve ter consumido uma boa parte do orçamento. Deve ter sido mais de U$2 milhões.

    ResponderExcluir
  3. + o salário do Danny Boyle. E também se não me engano o roteiro é a adaptação de um livro (que por sua vez é baseado em fatos reais ), então tem mais a compra dos direitos do livro no cálculo.

    ResponderExcluir
  4. Sim, eu lembro de ter lido a reportagem sobre este cara em uma serie da revista Go Outside: Eu Sobrevivi!
    Alias, esta revista é muito boa!

    ResponderExcluir
  5. Sera que isto é uma tendencia? Processos criativos sendo mais remunerados que os tecnicos?

    ResponderExcluir
  6. Acho que isso existe a muito tempo já. É o "Star System", modelo que já dominou o cinema estadunidense, e que até hoje ainda existe nos filmes. Um teórico que fala sobre isso é Edgar Morin, no livro "As Estrelas: Mito e Sedução no Cinema" é bem interessante se quiser saber mais sobre o assunto.

    Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Morin

    ResponderExcluir